segunda-feira, 25 de abril de 2011

Texto relativo ao Comunicado da JSD de Vila Viçosa



25 de Abril, um dia festivo onde se celebra a revolução dos cravos de 1974 por todo o país . Festeja-se a Liberdade, a Democracia e o inicio da 3ª república até hoje instaurada em Portugal.

Passado 37 anos da revolta de Abril, os Portugueses vêem pela 3ª vez o Fundo Monetário Internacional entrar em Portugal.

Está implementado em Portugal uma enorme crise de valores, económica e social onde os jovens têm emigrado cada vez mais para o estrangeiro. Somos, também, o terceiro pais da OCDE onde existe uma maior taxa de abandono escolar (ficando acima do México e da Turquia, apenas).

Não bastasse todas as crises atrás mencionada, senão a mais recente, a crise política. Crise esta que prova assim, a fraca e irresponsável governação Socialista que está no poder à 15 ano, “oferecendo” aos Portugueses e à futura Geração uma enorme factura que teremos de pagar devido a erros de má gestão Socialista.

Má gestão que fez aumentar a divida pública Portuguesa devido a um Estado sobrelotado de Institutos Públicos, Parcerias Públicas Privadas e uma data de outros Organismos.

A Juventude Social Democrata de Vila Viçosa vem por este meio contestar perante todos os jovens e habitantes do Concelho de Vila Viçosa a sua indignação perante os exagerados festejos do 25 de Abril, nomeadamente no Fogo de Artificio distribuído por vila Viçosa e Bencatel, pois numa altura de crise acentuada tem que haver corte no que é desnecessário e dispendioso, de modo a controlar a Despesa e impedir o Endividamento da Câmara.

Ainda por mais, Vila Viçosa tem a 3ª maior taxa de Desemprego Jovem do Distrito de Évora, representando 47% do Desemprego Concelhio. Dados retirados do IEFP do mês antecedente, provam que desde Março de 2010 a Março de 2011, a Bolsa de Emprego Jovem ( tão mediatizada foi ) e o Programa de Estágios Profissionais na Administração Local não permitiram que a elevada taxa de desemprego jovem no Concelho de Vila Viçosa fosse decrescendo, não tendo estas medidas de Apoio Jovem sido suficientes no combate ao Desemprego.

Assim, é necessário ter como principal preocupação, medidas de Apoio Jovem e não gastar verbas Públicas em Eventos Propagandistas que nada ou pouco trazem de importante para o jovem desempregado, para o jovem licenciado, nem muito menos para aqueles jovens que tanto gostam de Vila Viçosa e vêem-se obrigados a abandonar a sua terra em busca de um emprego.

A JSD de Vila Viçosa propõe que sejam criadas condições para a implementação de Políticas Municipais de Juventude para impedir o elevado número de Desemprego Jovem, nomeadamente:

Criação do Conselho Municipal de Juventude

Programa de apoio ao Empreendedorismo Jovem

Sem comentários:

Enviar um comentário