sábado, 20 de julho de 2013

Atraso das Bolsas de Estudo por parte do Executivo Municipal


Enviámos o seguinte texto ao Executivo Municipal, ficando a aguardar resposta:

A Juventude Social Democrata de Vila Viçosa vem desta forma demonstrar a sua posição e pedir esclarecimentos à Câmara Municipal de Vila Viçosa acerca dos motivos pelos quais existem atrasos no pagamento da Bolsa de Estudo mensal a Estudantes do Ensino Superior que sejam residentes no Concelho de Vila Viçosa.                                                                                                                                    
Aplaudimos e congratulamos a criação destas bolsas de estudo por parte do Executivo, que há mais de 10 anos tem permitido inúmeros estudantes com carências financeiras de terem oportunidade de continuar e completar os seus estudos no Ensino Superior. É, sem dúvida, uma iniciativa louvável a continuação deste investimento feito pelo Município de Vila Viçosa aos jovens com o fim de obterem um conhecimento e uma formação científica e académica que no futuro irão contribuir, certamente, para o desenvolvimento do País.                                                                                                                                                                                                                                             
Como o próprio regulamento de atribuição de bolsas de estudo da Câmara Municipal de Vila Viçosa (aprovado em Diário da República no ano de 2001) refere, compete à Câmara Municipal prestar serviços a estratos sociais desfavorecidos.                                
    No entanto, foi tornada pública uma carta aberta de um jovem Calipolense que se queixa, entre muitos outros, do atraso de algumas bolsas mensais. Atraso este que impede os Estudantes de contribuírem com as suas obrigações como pagar propinas o que origina: ficarem sem acesso às notas finais e até mesmo à impossibilidade dos mesmos se inscreverem no próximo ano lectivo ou de obterem o diploma de final de ciclo de estudo.        
  
            Consideramos este facto lamentável, não só porque esta bolsa ajuda Estudantes com possibilidades económicas reduzidas mas obriga, também, os mesmos a obterem resultados acima da média para a obtenção deste apoio. Tornando a bolsa não só um apoio social mas considerada também, como um “prémio” pelo mérito e esforço alcançado nos anos lectivos anteriores por parte dos Estudantes.
Tendo em consideração a situação de enorme crise financeira que o País, as Famílias e os Estudantes atravessam, torna-se ainda mais urgente que a Câmara Municipal disponibilize aos Estudantes as Bolsas de Estudo em falta. Pois este atraso coloca em risco a vida académica dos jovens que vêm nesta Bolsa, um apoio imprescindível na prossecução dos seus Estudos e sem eles, alguns correm o risco de abandonar o Ensino Superior.
          

  Não poderíamos deixar de evidenciar, também, que caso o Conselho Municipal da Juventude tivesse verdadeiramente activo e houvesse uma 1ª reunião de trabalhos, jamais teríamos permitido, sem antes existir uma explicação plausível, que este atraso fosse verificado e os Estudantes penalizados.

Posto isto, a JSD de Vila Viçosa, acima de qualquer questão político-partidária ou propaganda política, não pode deixar passar esta situação despercebida em nome dos Estudantes Calipolenses vindo assim, pedir uma reunião de urgência às Entidades competentes da Câmara Municipal - seja ao Presidente, Vice-Presidente, Vereadora com o pelouro da Juventude e Cultura ou aos Responsáveis do Gabinete de Acção Social, a fim de obter uma explicação sobre os motivos pelos quais ainda não foram entregues algumas mensalidades da Bolsa de Estudo aos Estudantes com dificuldades financeiras.

A Comissão Política Concelhia da Juventude Social Democrata de Vila Viçosa





Sem comentários:

Enviar um comentário