terça-feira, 30 de julho de 2013

Bolsas de Estudo: Atraso no Pagamento

             A JSD de Vila Viçosa pediu no dia 20 de Julho uma reunião de urgência ao Executivo Municipal sobre o atraso no pagamento das bolsas de estudo. Hoje, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa recebeu-nos, a fim de explicar os motivos que levaram aos sucessivos atrasos no pagamento das bolsas de Estudo Municipais aos Estudantes do Ensino Superior residentes no Concelho de Vila Viçosa, inclusive a falta de pagamento, referente ao mês de Junho e Julho.                                                           

            Numa fase de final de ano lectivo em que os alunos visados têm urgência na recepção das suas bolsas de estudo (150€/mês) para cumprirem o pagamento final das propinas e assim terem a possibilidade de se inscreverem nos próximos anos lectivos, candidatarem-se a outros ciclos de estudo superiores ou até à permissão de obterem diplomas ou certificados de conclusão dos seus ciclos de estudo.                                                          
            Posto isto, após uma longa reunião onde se debateu Acção Social e a falta de convocatórias para o Conselho Municipal da Juventude (local que consideramos o mais correcto para a discussão deste tema), colocámos as seguintes questões ao Presidente da Câmara:

- Qual o motivo que levou ao atraso e ao não pagamento das dez mensalidades das bolsas de estudo no ano lectivo de 2012/2013?

- Quando é que a Câmara repõe os valores das bolsas em dívida aos Estudantes em causa?


Em resposta o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa justificou a falta de pagamento das duas últimas mensalidades e o enorme atraso das restantes com questões ligadas à contabilidade e compromissos de dívidas a terceiros que impediram a Câmara Municipal, a nível de tesouraria, cumprir as suas obrigações na área Social.                                                                             
Respondendo à última questão, o mesmo, referiu que as últimas duas prestações referentes a Junho e Julho serão pagas a “meados de Agosto”.                 
           
        
          A JSD de Vila Viçosa compreende e concorda que as dívidas do Município e os seus compromissos terão que ser saldados legalmente ou previamente acordados com os seus fornecedores e/ou Empresas que prestaram serviços à Câmara Municipal de Vila Viçosa. No entanto, consideramos que a Acção Social não poderá ficar “refém” de dívidas que a Câmara tem a outros por erros políticos (seja do passado ou do presente), dado ser uma área de extrema sensibilidade e preocupante para muitos Estudantes, que vêm nesta Bolsa um “sufoco” para cumprir os seus Deveres para com as suas Instituições do Ensino Superior.
            
        Assim, a JSD de Vila Viçosa coloca o interesse e os problemas da Juventude do nosso Concelho acima de qualquer interesse eleitoral ou político-partidário, apelando que, com a maior brevidade e toda a sensibilidade, os últimos pagamentos sejam efectuados por parte do Executivo Municipal, a fim de aliviar as condições socioeconómicas dos Estudantes que recebem esta Bolsa de Estudo Municipal. Apelamos também, que no Futuro as Bolsas de Estudo Municipais não sofram cortes e haja uma maior preocupação no pagamento das mesmas no seu devido tempo. Ou em caso de atraso, seja dada uma justificação plausível aos Estudantes prejudicados com esta situação.


A Comissão Política Concelhia da Juventude Social Democrata de Vila Viçosa


1 comentário:

  1. Continuem rapaziada.Estão a ir no bom trabalho. Não baixem a cabeça com os tempos duros de campanha que estão para vir até às Autarquicas 2013.
    Continuem no vosso caminho e certamente têm os votos da Juventude que pode não se rever na vossa ideologia política, mas que defende os mesmos interesses que vocês.Força

    ResponderEliminar