segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Tomada de posição sobre Orçamento e Plano de actividades para 2017

Conselho Municipal da Juventude de Vila Viçosa
 Grandes Opções do Plano e Orçamento - 2017

A Juventude Social Democrata de Vila Viçosa, numa óptica de conceder a oportunidade ao Executivo CDU de trabalhar em prol da Juventude, chegou a viabilizar no próprio Conselho Municipal da Juventude, Orçamentos e Grandes Opções do Plano com a intenção do Executivo Municipal criar políticas atractivas para a Juventude no Concelho.
No entanto, e chegando à discussão do último Orçamento do mandato do Executivo CDU, consideramos que pouco ou nada foi feito de forma a promover a fixação dos jovens no Concelho durante todo o mandato.

Os jovens estão cada vez mais a fixarem-se noutras zonas do País. Não por vontade própria de muitos, mas sim por falta de oportunidades existentes em Vila Viçosa. 
              
Onde estão as políticas de fixação dos jovens no Concelho? Onde estão os incentivos para que os Jovens criem o seu próprio emprego? Onde está a aproximação da Câmara Municipal junto do tecido empresarial, por forma a compreender-se e relacionar as necessidades das existentes nas empresas e a mão de obra jovem disponível no Concelho? São questões que durante este mandato não se viram, na prática, respondidas.

Onde está a dinâmica que a Câmara Municipal de Vila Viçosa prometeu junto das suas Associações com um maior apoio às mesmas? Consideramos que a forma como a Câmara Municipal trata as Associações, não é exemplo para estimular as mesmas a promover mais atividades, que muito importantes são para a dinâmica do nosso Concelho.

Onde está o apoio ao Desporto? Neste mandato tem-se assistido ao término de equipas séniores que emblematicamente representaram e promoveram o Concelho durante décadas. Onde está a promoção do Desporto?
Voltam a existir atrasos desnecessários na abertura das piscinas interiores, não se aposta  em atividades nacionais que promovem não só o Desporto, mas também a economia do Concelho, como é o caso do Campeonato Nacional de Triatlo.
Continuam-se a restringir o uso dos equipamentos desportivos a horários rígidos sem qualquer flexibilidade e sem qualquer adequação ás necessidades de quem deles necessita.


Será um feito memorável atingir a aprovação de Património Mundial da UNESCO. Mas de que nos vale sermos, se no futuro se caminha para a desertificação do Concelho?

Os Jovens de hoje, serão o futuro de amanhã.

Pela inexistência de políticas de Juventude, por nunca ter dado como prioridade a Juventude, iremos dar PARECER DESFAVORÀVEL às Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2017


Vila Viçosa, 18 de Novembro de 2016




Sem comentários:

Enviar um comentário